Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

         

123 Street Avenue, City Town, 99999

(123) 555-6789

email@address.com

 

You can set your address, phone number, email and site description in the settings tab.
Link to read me page with more information.

Editorial

Singapura

Editorial

Sara Carvalho

singapura.jpg

No final de Agosto de 2018, os Jogos Florais viram-se na húmida Singapura em estado de jet-lag. Com pouca inclinação para compras e banhos de sol, decidimos que as férias são o que uma pessoa quiser e mergulhámos em leituras sobre Singapura, as suas políticas e os seus poetas.

Singapura estava bem presente nas nossas cabeças, por ter sido um país mencionado em Portugal durante a recessão económica. Pedro Passos Coelho afirmou ter sido inspirado por Lee Kuan Yew, primeiro-ministro de Singapura, e foi acusado de querer transformar Portugal na Singapura da Europa. Hoje em dia, os Jogos Florais têm uma melhor noção do que isso quer dizer, mas não vos vamos incomodar com pormenores. Afinal, este é um site de poesia.

Como dizíamos, começámos a ler os poetas de Singapura e percebemos que as suas vozes são únicas e, ao mesmo tempo, familiares, pois nelas reconhecemos alusões a uma série de autores ingleses, de Shakespeare a Stevie Smith. Tal enigma tinha de ser resolvido e decidimos entrevistar aqueles cujos livros nos pareciam representar tradição e talento individual, como Anne Lee Tzu Pheng, Cyril Wong, Jee Leong Koh e Gwee Li Sui. Não conseguimos entrevistar todos aqueles que começámos a admirar (afinal, estávamos de férias e era preciso dar um ou outro passeio pela cidade). Pedimos, contudo, autorização para publicar os poemas daqueles com quem não nos conseguimos encontrar e apesar de este número não ser, de modo algum, representativo da riqueza poética de Singapura, esperamos que vos leve a querer lê-la.

Esta edição é um pouco diferente das outras, tem mais entrevistas, poemas, e estes não se fazem acompanhar dos exercícios de close-reading que normalmente estão presentes no site, pois pensámos que era difícil, e até duvidoso, analisar poesia que até muito recentemente nos era desconhecida. De qualquer forma, foi com prazer que trabalhámos neste número e esperamos que gostem de o ler.

Nunca teríamos conseguido fazer esta seleccção sem a preciosa ajuda de Cyril Wong e Gwee Li Sui, que nos indicaram poetas maravilhosos, sugeriram leituras, livrarias e nos tornaram mais interessados em conhecer a literatura de Singapura. Podem comprar os livros de que falamos online, em LocalBooks.sg ou BooksActually, ou nos sites de editoras como Math Press ou Ethos Books. Se visitarem Singapura, não deixem de ir à City Book Room, uma das mais encantadoras livrarias, onde a livreira Tan Waln Ching vos dará as boas-vindas.

Esta edição também não seria possível sem os tradutores que contaminámos com o gosto por estes poemas, e a quem queremos agradecer: Ana Castro, João Brandão, Miguel Cardoso, Rita Faria, Rita Furtado, Sónia Baptista, Sónia Oliveira, Valério Romão. A todos dizemos: obrigada!