Contact Us

Use the form on the right to contact us.

You can edit the text in this area, and change where the contact form on the right submits to, by entering edit mode using the modes on the bottom right. 

         

123 Street Avenue, City Town, 99999

(123) 555-6789

email@address.com

 

You can set your address, phone number, email and site description in the settings tab.
Link to read me page with more information.

Cães Que Brincam

Poemas de agora

Cães Que Brincam

Maria S. Mendes

 

Cães Que Brincam

 

 

I

Dois cães brincam na relva.

 

Disputam entre si, como se fosse

um apetecido despojo de batalha,

um trapo que um deles descobriu algures.

 

Um trapo que a seu tempo foi julgado inútil

e jogado fora – mas que, como se vê,

tem afinal enorme utilidade.

 

II

Os cães são ainda muito jovens

e pouco experientes. Fazem da posse

do trapo velho uma questão de honra,

e não sabem

que não é realmente com um trapo

mas sim com a vida ela mesma

que estão a brincar, quando se roubam

com ardor o trapo e correm estouvados

com eles nos dentes, embatendo nas coisas.

 

Ou será que acham que

vida e trapo são uma coisa só?

 

 

III

Há nos cães que brincam,

que arruaçam e arremetem

e rosnam e sacodem entre os dentes

um trapo que pelos vistos não é

um trapo simplesmente –

 

há neles um equívoco que convém desfazer.

 

Eles não brincam com um trapo.

Nem tão pouco com a vida,

Como acima se disse precipitadamente.

Visto tudo a frio, nem sequer

se pode dizer que brinquem.

 

A vida, sim, é que brinca com eles

até se cansar deles e os pôr de lado.

 

 

A.M. Pires Cabral, “Cães Que Brincam”, Cobra d’Água. Lisboa: Cotovia, 2011.

Aqui publicado com a autorização do autor. 

 

Gosto deste poema porque se esforça por não ser uma alegoria simplista, pois, apesar de evidenciar a riqueza do potencial metafórico existente na imagem de dois cães à luta por um trapo velho, tenta que estes cães, que podem ser símbolos hipotéticos de tudo e mais alguma coisa, nunca deixem de ser dois cães a brigar por um trapo velho. A virtude maior do poema reside no ímpeto autocorrectivo despudorado em que se baseia essa tentativa esforçada de evitar que o poema se transforme por completo numa especulação melancólica, não obstante o final do poema parecer indicar isso mesmo. Trata-se de um daqueles casos em que a luta interessa mais pelo seu valor enquanto exercício do que pelos seus resultados finais.

O combate entre os cães é alegorizado no poema por uma disputa entre um plano descritivo e um plano meditativo. Logo na primeira parte encontra-se esta tensão: à descrição da imagem da batalha dos cães impõe-se uma reflexão sobre a utilidade das coisas consideradas inúteis, reforçada pela presença insinuada do provérbio “velhos são os trapos”. O primeiro verso da segunda parte obedece a um impulso correctivo na medida em que regressa à imagem original, dois cães a brincar, sendo que aqui o carácter lúdico depende da alusão à juventude dos contendentes.

Este regresso, que irá repetir-se adiante, sugere que o poema se desviou do caminho inicial e entrou num trilho indesejado, aquele que é formado pelos versos de natureza meditativa sobre a utilidade das coisas. No entanto, esta tentativa de correcção rapidamente resvala para uma especulação à volta dos conceitos de Propriedade, Honra e Razão que o poeta associa ao duelo dos cães, os quais, por momentos, quase se tornam metáforas pobres ao serviço de uma crítica à ganância humana e só se salvam desse destino devido à pujança descritiva dos versos seguintes: “quando se roubam / com ardor o trapo e correm estouvados / com ele nos dentes, embatendo nas coisas”. Este momento descritivo, porém, volta a ser fugaz, uma vez que o poema envereda novamente pela especulação na pergunta que encerra a segunda parte: “Ou será que acham que/ vida e trapo são uma coisa só?”.

A última parte do poema tenta livrar-se deste plano meditativo, ao recuperar a descrição da batalha dos cães, que agora é mais minuciosa e assenta no carácter onomatopaico dos versos que representam o ruído feito pelos cães durante a refrega: “que arruaçam e arremetem / e rosnam”. Contudo, esta maneira de olhar para a peleja canina acaba por ceder outra vez a um olhar alegorizante e meditativo, uma maneira de, para usar os termos do poema, ver “tudo a frio”. À semelhança do que acontece com os cães, ambos os planos tentam sucessivamente roubar o poema para si. Por isso, mais do que as considerações melancólicas finais sobre a inutilidade de tudo na hora da morte, o que me agrada é a forma que o poema encontra para tentar resistir a isso, exibindo inventivamente o conflito feroz resultante de duas maneiras diferentes de olhar para dois cães à bulha.

Jorge Almeida


Jorge Almeida é licenciado em Estudos Portugueses e doutorando no Programa em Teoria da Literatura (FLUL). Escreve crítica literária no Observador. Sabe de cor um poema de Cesário Verde e versos avulso de outros poetas, mesmo não se tendo esforçado para que isso acontecesse.